segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Alergias e Doenças de Hipersensibilidade



1 - Definição

Alergia é uma reação imunologicamente mediada pela IgE contra um antígeno estranho ( alérgeno), manifestada por inflamação tissular ou disfunção de um órgão. Hipersensibilidade alérgica por ser tanto local quanto sistêmica. Devido ao alérgeno ser ambiental ( estranho ao corpo), a pele e o trato respiratório são os órgãos mais frequentemente afetados. Reações alérgicas podem também afetar a vasculatura, trato gastrointestinal e outros órgãos viscerais. Anafilaxia é a forma mais extrema de alergia sistêmica.

CLASSIFICAÇÃO DOS DISTÚRBIOS DE HIPERSENSIBILIDADE ( Gell e Coombs):

Tipo I - Hipersensibilidade imunologicamente mediada pela IgE ( imediata)

Anticorpos IgE ocupam receptores em mastócitos. Dentro de poucos minutos de exposição ao alérgeno, um antígeno multivalente se junta ( se liga) à IgE, ativando e degranulando os mastócitos. Mediadores preformados ou formados na hora são liberados, e causam vasodilatação, contração do músculo liso visceral, estimulação da secreção de muco pelas glândulas do corpo, aumento da permeabilidade vascular, levando à inflamação tissular. Metabólitos do ác. aracdônico, citocinas e outros mediadores induzem a fase tardia da resposta inflamatória que ocorre algumas horas depois. Existem 2 subgrupos de alergia IgE-mediada:

a. AtopiaÉ o grupo de doenças ( rinite alérgica, asma, dermatite, gastroênteropatia alérgica) que ocorre em certas pessoas com uma tendência hereditária a desenvolver anticorpos IgE contra múltiplos órgãos envolvidos com antígenos "ambientais".
b.AnafilaxiaCertos alégenos ( especialmente drogas, picada de insetos, látex e alimentos) podem induzir à resposta mediada pela IgE, causando uma generalizada liberação de mediadores pelos mastócitos e resultando em anafilaxia sistêmca. Esta é caracterizada por hipotensão ou choque pela vasodilatação total, broncoespasmo, contração uterina e gastrointestinal, urticária ou angioedema. É uma condição potencialmente fatal. e pode afetar pessoas com atopia ou não. Urticária e angioedema são formas cutâneas da anafilaxia muito comuns, e tem o melhor prognóstico.

Tipo II - Hipersensibilidade mediada por anticorpo ( citotóxica)

A reação citotóxica envolve uma reação entre IgG ou IgM contra antígeno aderido à célula (do órgão afetado). Isso tipicamente resulta em ativação da cascata do completemento e destruição da célula, a qual o antígeno está aderido. Um exemplo disto é a anemia hemolítica ou doença hemolítica ( sist. Rh) do recém nascido.

Tipo III - Hipersensibilidade mediada por imunocomplexo

Anticorpos IgG ou IgM podem formar complexos com o alérgeno, e ser depositado em tecidos, podendo ativar o complemento. Com concentração similar de anticorpo e alérgeno, a reação de Arths, uma resposta inflamatória cutânia e subcutânica (localizada), ocorrem da mesma forma que doença do soro ( uma doença sistêmica caracterizada por febre, artralgias e dermatites.

Tipo IV - Hipersensibilidade mediada por células ( linf. T) ou retardada ( tardia)

A manifestação mais comum deste tipo é a dermatite de contato, no qual o antígeno causa inflamação na derme por contato direto com a pele. A reação ocorre depois de um período latente de 1-2 dias. A pneumonite hipersensível ou alveolite alérgica é uma doença pulmonar mediada por células T. Informações detalhadas você vai encontrar aqui..


2 - Rinite Alérgica

Sintomas e sinais

  • Prurido nasal( coceira), congestão nasal , rinorréia( nariz escorrendo), espirros frequentes, sintomas do trato resp. inferior : tosse crônica, chiado, dispnéia
  • Olhos irritados e prurido, dermatite eczematosa.
  • Exposição à agentes ambientais
  • Confirmada pela exposição à anticorpos IgE específicos em testes.
  • Sinais no exame físico: mucosa nasal edematosa ou inflamada, podendo estar pálida ou azulada pela congestão venosa e engorjamento vascular.

Achados laboratoriais:

Teste específico para IgE - Exames para alergia revelam uma resposta imune a um alérgeno particular. Um exame positivo deve ser correlacionado com uma história ( de exposição a este alérgeno).

Teste específico para IgE

Exames para alergia revelam uma resposta imune a um alérgeno particular. Um exame positivo deve ser correlacionado com uma história ( de exposição a este alérgeno).

Teste cutâneo
Teste in vitro

Teste cutâneo produz uma ferida pruriginosa ( enduração) e quente, sendo máxima em 15-20 minutos. É usada mais frequentemente para diagnosticar doenças alérgicas do aparelho respiratório ( rinite e asma), mas pode ser também usada para casos suspeitos de alergia alimentar ou à drogas, e hipersensibilidade à picada de insetos. Os alérgeno usados no teste são extraídos de pólens, pós minúsculos, animais, fungos selecionados de acordo com a área geográfica do paciente.

Nenhuma droga anti-alérgica pode ser usada antes do teste, pode atrapalhar a realização.

Este teste é preferido sobre o in vitro, porque demonstra a presença de IgE nos tecidos e sua atividade biológica.

É muito importante ( e muito usado) quando se quer saber se a pessoa está ou não alérgica à peni-cilina. Casa seja positivo, é altamente preditiva de anafilaxia à penicilina.

Anticorpos IgE podem ser detectados no soro por radioalergoabsorvente (RAST) ou pelo ELISA.

É menos sensitiva para fins diagnóticos. Não é afetado por anti-histamínicos. É um teste mais caro que o cutâneo, e o resultado é mais demorado. São métodos particularmente usados para detectar IgE's contra toxinas alérgenas específicas.

Tratamento

Os 3 princípios básicos do tratamento da alergia são:

  • Terapia de fuga ou revogação
  • Drogas sintomáticas
  • Imunoterapia ( trata a atopia - cura a alergia)
Terapia de fuga ou revogação

Esta é a terapia mais importante das 3, a mais efetiva. Terapia de fuga significa ficar longe de substâncias que tem potencial alérgeno, é um controle ambiental, principalmente no lar da pessoa. Estas substâncias são:

  • Pólens ( seu nível no ar depende da temperatura e da velocidade do vento. A liberação de pólens no ar ocorre mais pela manhã. É bom ter as janelas fechadas na manhã mais cedo, e deixar o ar condicionado ligado para diminuir a exposição aos pólens.
  • Animais - Se sua alergia é leve, apenas não deixe o animal ( cão ou gato) ficar em sua cama ou sofá. Se sua alergia é mais forte, você deve retirar o animal de casa ( se livre dele). Obs:. Lavar o animal não está provado que diminui a alergia.
  • Poeira de casa - cochão e travesseiro devem ser encapados com um material à prova de ácaros, específico anti-alérgico. O lar não pode conter carpetes, e as cortinas deve ser lavadas constantemente ( melhor não ter, compre cortinas de metal)
  • Tomar banho frio todos os dias. O banho morno ou quente faz vasodilatação, e mobiliza linfócitos, o que pode aumentar a alergia..
Drogas sintomáticas

1 .Anti-histamínicos: - De todas as substânicas mediadoras da alergia liberada pelos mastócitos ligados à IgE que pode ser bloqueada por medicamentos é a histamina.Os efeitos vasculares, brônquicos e outros da hipersensibilidade da histamina são devidos a receptores H1 nas células. Essas drogas anti-histamínicas vão inibir estes receptores.

Exemplo de drogas anti-histamínias:

Difenidramina
25-50mg 6/6 hrs
Tripelenamina
25-50 mg 12/12 hrs
Bromfeniramina
4 mg 6/6 hrs
Prometazina
25 mg na hora de dormir
Loratadina ( Claritin)
10 mg /dia
Cetirizina ( Zyrtec)
10mg /dia

Anti-histamínicos são muito úteis na rinite alérgica e urticária, mas ajuda pouco na asma alérgica.

2. Drogas simpatomiméticas - São agonistas adrenérgicos, tanto alfa quanto beta. Podem ser usados por via oral ou por via nasal ( descongestionante) ou ainda por via conjuntival. Vão promover a vasoconstricção , diminuindo a congestão e o edema da mucosa. Exemplos: fenilpropanolamina ( V.O), fenilefrina ( nasal), etc.

3 - Glicocorticóides. tem um papel importante em todos os tipos de alergia, pois é uma droga anti-inflamatória potente. No caso de rinite alérgica SEVERA, pode se administrar por via sistêmica à curto prazo, via oral ( prednisona....). Na rinite leve a moderada, usa se spray nasal. É muito eficaz e seguro a longo prazo. Complicações de seu uso são perfuração do septo nasal e epistaxe. Exemplo: beclometazona, flunizolide, triancinolona...

Imunoterapia

É o tratamento da atopia ( todas aquelas formas de alergia). É recomendado a pacientes que respondem pouco às drogas citadas acima e para aqueles cujos agentes alérgenos não podem ser evitados.

A terapia é feita através da injeção a longo prazo constante ( 1 ou 2 vezes por semana) e repetitiva de substâncias alérgenas no subcutâneo. Muitos trials clínicos controlados tem mostrado que é muito efetivo na cura ( ou melhora) dos sintomas e sinais da alergia.A duração típica do tratamento é de 5 anos, mas pode se prolongar a 10 ou 15 anos.

Ocorrem mudanças na regulação das células T, favorecendo a supressão da produção de IgE. Anticorpos IgG bloqueadores são produzidas. Há um diminuição da sensibilidade dos órgãos afetados, pela diminuição da liberação de mediadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário